segunda-feira, 4 de março de 2013

Teor Alcoólico em bombons - Fique atento!!!



Muitas pessoas não dão importância em ler os rótulos dos doces ou procurar saber os ingredientes pois imaginam que os mesmos sejam inofensivos, mas um simples bombom ou panetone pode conter álcool e prejudicar a saúde.  No natal a senhora Mônica comprou um panetone de trufas tradicional e quando foi provar a primeira fatia sentiu um cheiro muito forte de bebida alcoólica. Ela não deu tanta importância na hora, mas na mesma noite uma criança da família comentou que o panetone tinha um gosto muito forte. Imediatamente a senhora Mônica leu a seção dos ingredientes, e estava escrito: contém extrato de conhaque e álcool de cereais.

Qualquer produto alimentício precisa informar ao consumidor se contém lactose, gluten, fenilalanina etc, e ÁLCOOL também. Muitas pessoas tem incompatibilidade com um ou mais dos produtos citados acima e o álcool, para quem tem adicção a ele, é altamente prejudicial e pode desencadear uma recaída. Prestem muita atenção, nem tudo que é gostoso faz bem.

Decepção para os consumidores


A campanha publicitária do panettone trufado da Cacau Show, apresentando o produto fatiado e o creme de avelã escorrendo de dentro de uma massa aparentemente fofa e suculenta, induz o consumidor amante de chocolate à compra imediata e seu consumo antes mesmo das festas natalinas.
Decepção para os consumidores não amantes da mistura de doces com álcool, para as crianças aliciadas pelas chamadas e imagens publicitárias e, até mesmo, para aqueles que devem, por motivos de saúde, não tomar o primeiro gole. O panettone contém extrato de conhaque e álcool de cereais em sua composição, informação esta que está mixada no texto que descreve os ingredientes do recheio e cobertura, localizada na parte inferior da embalagem, com letras minúsculas. Por sua vez, o site se limita a informar o preço do produto e a seguinte composição: “... gotas de chocolate com recheiro de trufa de creme de avelã, coberto com chocolate ao leite e decorado artesanalmente.”
Apesar de reconhecida a qualidade dos produtos da Cacau Show, o produto em questão pesa no estômago, tal o elevado teor de álcool misturado à massa que, segundo a fotografia na embalagem, sugere derreter na boca.
Além do desagrado e limitações impostas aos consumidores já mencionados, importante considerar que, em meio a uma possível alteração da Lei Seca, em que o limite de seis decigramas de álcool por litro de sangue (equivalente a três latas de cerveja) ou mais, está para ser reduzido a zero, a Cacau Show deverá, além da consideração aos consumidores anteriormente mencionados, estampar nas embalagens, texto de ALERTA, informando que o produto contém álcool em sua composição.
O fato carece de um esclarecimento maior e público por parte do SAC que não tem respondido ao questionamento dos consumidores que se sentem lesados por essa descuidada indução ao erro, mas somente quando os mesmos se reportam aos sites de reclamações ou outros canais indiretos.
Fonte: circuitochef.blogspot.com