quarta-feira, 27 de julho de 2011

Acupuntura

A acupuntura é um método terapêutico antigo, utilizado há aproximadamente 5000 anos no oriente. Foi criada na China, sendo mais tarde incorporada ao arsenal terapêutico da medicina em outros países orientais como o Japão, Coréia e Vietnã. A palavra acupuntura origina-se do latim, sendo que acus significa agulha e punctura significa puncionar, picar. A acupuntura se refere, portanto, à inserção de agulhas através da pele e em pontos estratégicos do corpo para produzir o efeito terapêutico desejado. A agulha por ser muito fina, pouco mais grossa que um fio de cabelo, quando aplicada praticamente não é percebida pelo paciente. O uso das agulhas é individual, isto é, cada jogo de agulhas é utilizado em um único paciente. A acupuntura pode ser utilizada praticamente em todas as pessoas e idades, inclusive em conjunto com a medicina convencional, com a homeopatia, ou outras terapias. Também não há efeitos colaterais. Quando necessário, durante a consulta é feito também orientação da alimentação.
No Ocidente, a acupuntura ganhou credibilidade principalmente por seu efeito no alívio da dor de várias origens, através dos mecanismos analgésicos da acupuntura. Mas a acupuntura não causa apenas um efeito analgésico, ela provoca múltiplas respostas biológicas. Estudos mostram que o estímulo por acupuntura pode ativar o hipotálamo e a glândula pituitária, resultando num amplo espectro de efeitos sistêmicos, aumento na taxa de secreção de neurotransmissores e neurohormônios, melhora do fluxo sanguíneo, e também a estimulação da função imunológica são alguns dos efeitos já demonstrados.
A Acupuntura é uma prática da medicina tradicional chinesa que se destaca por tratar o indivíduo como um todo. A prática utiliza linguagem que retrata as leis da natureza e valoriza a inter-relação harmônica entre as partes para atingir à integridade. A Acupuntura tem como fundamento a teoria do Yin-Yang e também a dos cinco elementos: água, fogo, madeira, metal e terra.
A prática da Acupuntura utiliza como elementos a palpação do pulso, a observação da face e da língua e tem várias modalidades de tratamento como a introdução de agulhas em pontos estratégicos do corpo humano, o uso da moxabustão (calor terapêutico que é obtido pela queima de charutos de Artemísia) e de ventosas.
DOENÇAS TRATADAS COM ACUPUNTURA:
A acupuntura não classifica as doenças tão restritamente como estamos acostumados aqui no Ocidente. Para a acupuntura não existe uma doença, mas sim um doente que necessita de um tratamento geral, visando seu equilíbrio como um todo. Existe uma exceção para isso, que é a analgésica por acupuntura, que visa exclusivamente tirar totalmente a sensibilidade à dor do paciente para uma cirurgia. É comum o paciente, durante e após a sessão de acupuntura sentir  bem estar, uma leveza um pouco difícil de descrever. Isto decorre devido à liberação de endorfinas pelo nosso organismo durante a sessão de acupuntura. Poderíamos dizer que os pontos de acupuntura, através dos meridianos, são a ligação com o meio interno do organismo. 
A localização dos pontos de acupuntura pode ser feita pela sensibilidade manual ou através do uso de aparelho eletrônico específico para uso em acupuntura. Antes da invenção deste aparelho, havia certa dificuldade em explicarmos aos não acupunturistas a existência dos pontos e meridianos, pois inevitavelmente surgia a questão: não vejo, não sinto, não meço, logo não existe. Porém com a invenção destes aparelhos, há alguns anos, ficou mais fácil provar a existência, pois hoje é possível medir.  .
Acupuntura promove um equilíbrio geral no organismo, pois nenhuma doença existe isoladamente, sempre está associada a algum desequilíbrio geral. Além do sintoma principal que trouxe o paciente ao consultório, haverá outros sintomas, mesmo de menor importância, que são reflexos do mesmo desequilíbrio. Que, quando tratado com a acupuntura, promoverá a cura do paciente como um todo. 
Porém como forma ilustrativa, citarei alguns sintomas mais comuns que levam os pacientes a procurarem a acupuntura e que obtém êxito na cura dos seus males:
- insônia, depressão, ansiedade, stress (estresse), pânico, todas as síndromes psicologicas, obesidade, tabagismo.
- cefaléia (dor de cabeça), nevralgia do trigêmeo, resfriado, gripe, asma, sinusite, rinite, enfisema pulmonar, bronquite, zumbido, faringite, rouquidão.
- seqüelas de a.v.c. (derrame cerebral),paralisia, hemiplegia, paraplegia, tetraplegia, paralisia facial, seqüelas de lesão medular, paralisia cerebral
- dor no estômago, gastrite, dor abdominal, constipação, hemorróidas, cólicas em geral, diabetes .

- impotência sexual, ejaculação precoce, frigidez, cólica renal.
- l.e.r. (lesões por esforços repetitivos) ou dort (doenças ósteo-musculares relacionadas ao trabalho), tendinite, torcicolo, hérnia de disco, dor lombar, dor cervical, dores em geral (punho, cotovelo, ombro, joelho, tornozelo, etc. )
DADOS ESTATÍSTICOS SOBRE RESULTADOS DO TRATAMENTO COM ACUPUNTURA EM ALGUMAS DOENÇAS:
ACUPUNTURA EM PROBLEMAS NEUROLÓGICOS:

-
a.v.c. (derrame cerebral): de 106 casos observados, 18 ficaram curados totalmente, 63 obtiveram melhora considerável, 23 tiveram alguma melhora e apenas 2 não obtiveram efeito considerável. o grau de efetividade foi de 98,1% (fonte: journal of zhejiang of traditional chinese medicine, 12 1988) conclusão: acupuntura foi muito efetiva neste tratamento.

- paraplegia (paralisia dos membros inferiores): de 124 casos, 10 obtiveram cura, 102 melhoraram e apenas 12 não tiveram efeito considerável. então o grau de efetividade foi de 85,12% (fonte: journal of tradiditional chinese medicine, 26 - 1985) conclusão: acupuntura foi muito efetiva neste tratamento.

- epilepsia: de 95 doentes observados, 24 obtiveram resultado marcante, 45 tiveram melhora e apenas 26 não obtiveram êxito. constatamos, então que o grau de efetividade foi de 72,6%. (fonte: chinese acupunture & moxibustion, 2 . 1982) conclusão: acupuntura foi muito efetiva neste tratamento.

- cefaléia severa: em 123 casos observados, 105 obtiveram total recuperação ou efeito marcante, 11 obtiveram uma melhora e apenas 7 não conseguiram resultados significantes. então o grau de efetividade foi de 94,3% (fonte:liaoning journal of traditional chinese medicine,11 1983) conclusão: acupuntura foi muito efetiva neste tratamento.
ACUPUNTURA EM PROBLEMAS ORTOPÉDICOS:

- lombalgia: em 300 casos observados, 199 foram curados totalmente ou obtiveram efeito marcante, 73 obtiveram melhora e apenas 28 não conseguiram efeito satisfatório. o grau de efetividade foi de 90.7% (fonte: guangxi journal of traditional chinese medicine, 9 1986.) conclusão: acupuntura foi muito efetiva neste tratamento.
- torcicolo recorrente: em 215 casos observados, 201 foram curados totalmente, 14 obtiveram melhora. o grau de efetividade foi de 100% (fonte: chinese acupunture and  moxibustions, 5 198.



quinta-feira, 21 de julho de 2011

Cuide de seus cabelos

 

A preferência das mulheres pelos cabelos loiros é algo completamente notável. Basta andarmos pelas ruas e prestarmos atenção para percebemos que as loiras são a maioria. Contudo o motivo ninguém sabe ao certo - talvez para agradar aos homens, para chamar mais atenção, iluminar o rosto ou simplesmente porque preferem a cor mais clara. O fato, é que a cada dia o número de brasileiras loiras tem aumentado. Os cabeleireiros afirmam que cerca de 90% das clientes que querem colorir o cabelo, optam pelo clareamento.Hoje em dia, existem vários processos químicos capazes de clarear os fios, como por exemplo, as luzes. O grande problema é o dano causado por eles, pois, por serem agressivos, desestruturam a fibra capilar e acabam danificando o cabelo, deixando-o frágil e exposto aos agentes externos como o vento, o sol e até mesmo às lavagens diárias. Por isso, as mulheres que optam por esses procedimentos precisam manter um cuidado especial com suas madeixas, para que elas permaneçam bonitas e saudáveis. Para manter fios com vitalidade, é preciso certos cuidados semanais, e até mesmo diários, como hidratações, uso de óleos reparadores de pontas, cremes, shampoos adequados, entre outros, que deixaram suas luzes radiantes. Confira as dicas abaixo que lhe ajudarão a obter um cabelo saudável.

Hidratação:

A Hidratação é um processo fundamental para cabelos com luzes, pois esses na maioria das vezes ficam secos e com as pontas quebradiças. O ideal é que ela seja realizada uma vez por semana, mas caso você não tenha tempo, faça-a ao menos uma vez por mês. Para realizar a hidratação você pode optar tanto por produtos naturais quanto industriais, como também se irá fazê-la em casa ou no salão. Para hidratações caseiras, você pode preferir ingredientes encontrados em sua própria casa. Veja abaixo uma receita para cabelos secos e quebradiços, à base de abacate:
- Meio abacate
- 1 gema de ovo sem pele
- 1 colher de mel de abelha
- 1 ampola de arovit


Basta amassar o abacate e misturar os outros ingredientes. Depois da mistura pronta, divida o cabelo e passe-a massageando os fios, enrole-os e cubra a cabeça com alumínio. Aguarde 30 minutos e depois lave o cabelo normalmente. A ampola de arovit pode ser encontrada em lojas de cosméticos.

Outros produtos para hidratar os cabelos em casa, podem ser adquiridos em lojas de cosméticos. Eles são mais práticos, porém o custo é normalmente mais elevado.

SHAMPOO:

Escolher o tipo de shampoo ideal também é um cuidado necessário. Para cabelos com luzes prefira produtos anti-quebra e ressecamento que combatam o amarelado dos fios - conhecidos como shampoos roxos ou azuis, esses atuam na proteção e evitam o desbotamento da coloração.

REPARADORES DE PONTA:

Um grande aliado para combater as pontas ressecadas são os óleos reparadores de pontas. Como o próprio nome já sugere, eles devem ser aplicados nas pontas dos cabelos, quando já estiverem secos, após a lavagem ou quando achar necessário.

Escolhendo o produto correto e aplicando-o regularmente, seus cabelos com luzes ficarão mais radiantes e hidratados. Manter um cuidado diário é um dos fatores mais importantes para que os fios estejam sempre nutridos e brilhosos.


Fonte: site portaisdamoda.com.br

Confie somente em Deus


 Confiar em Deus é depositar nele toda capacidade de crer, toda expectativa de vida, mesmo que as circunstâncias indiquem o contrário.
A verdadeira confiança em Deus não aceita, não discute, nem cede espaço a qualquer idéia ou solução que, espiritualmente, não proceda de Deus.
E acima de tudo, a verdadeira confiança em Deus não está centralizada em fins temporais como prosperidade, poder, saúde ou sucesso. Em outras palavras, esta confiança é uma entrega total. 
omo obter esta confiança? Em primeiro lugar, terá que abrir mão da confiança em si mesmo, na sua capacidade de fazer valer a sua vontade. Em seguida, considere o fascínio existente no dinheiro; na atração que ele exerce, devido ao seu aparente poder.Deus adverte; “quem confia em suas riquezas certamente cairá” (Pv 11.28). Então, abra-se para uma comunhão íntima e pessoal com Jesus. Mas, será que surgirão dificuldades? Sim! Porém, saiba que sua confiança será aperfeiçoada nestas provas. Não tenha medo, pois: “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estarás comigo” (Sl 23.4). Melhor do que saber de cor estes versículos é experimentar a realidade da confiança em Deus. Sempre que surgir uma oportunidade, demonstre o quanto Ele é fiel e, certamente, todos verão que a bondade e a misericórdia de Deus o acompanham todos os dias.

Créditos: Texto: extraído do site slideshare